Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)
1. Subprojeto de licenciatura em: Ciências Sociais | |
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2. Coordenador do Subprojeto: | |
Nome: Liza Aparecida Brasílio | |
Departamento/Curso/Unidade: Ciências Sociais/Tocantinópolis | |
Endereço: Av. Nossa Senhora de Fátima, 1588 | |
CEP:77900-000 | |
Telefone: 63 3471 6001 | |
E-mail liza.bra@ig.com.br | |
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3. Plano de trabalho | |
O curso de Ciências Sociais em Tocantinópolis O curso de Ciências Sociais foi aprovado em 24 de maio de 2006 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Tocantins, no município de Tocantinópolis (localizado à 585 km de Palmas, capital do Estado), com oferta de oitenta vagas anual sendo quarenta vagas para o período diurno, no primeiro semestre e quarenta vagas no período noturno, no segundo semestre. No primeiro semestre de 2007 ingressou a primeira turma do curso. Vale ressaltar que o curso de licenciatura em Ciências Sociais em Tocantinópolis é o único do Estado do Tocantins e tem como um dos seus objetivos principais atender à demanda estadual de licenciados em Ciências Sociais para ministrarem a disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Além deste objetivo o curso tem o intuito de formar profissionais capazes de fazer uma leitura crítica da realidade social, econômica, política e cultural do país e especialmente do Estado do Tocantins, bem como formar profissionais capazes de exercer a prática pedagógica e educativa. Neste sentido, a contribuição do curso de ciências sociais da UFT à rede pública do município de Tocantinópolis é fundamental para a formação do docente e para a valorização da escola pública como campo de pesquisa para o corpo discente da universidade e para o professor da educação básica. Perfil dos alunos Os discentes do curso de Ciências Sociais são oriundos de várias cidades do Norte do Estado do Tocantins e de alguns municípios do Estado do Maranhão, especialmente de Porto Franco e Estreito. Um percentual significativo dos estudantes de Ciências Sociais ingressa no curso por ser uma das opções oferecidas pelo Campus. A grande maioria dos alunos é de família com poder aquisitivo baixo e com baixa escolaridade. No município de Tocantinópolis não existem cinemas, teatros, eventos culturais, entre outros, o que acarreta num baixo capital cultural (NOGUEIRA; CATANI, 1988). As dificuldades para ter acesso a eventos científicos, livros e outros produtos culturais é um fator que dificulta a formação dos futuros professores. As deficiências de leitura e escrita da maioria dos alunos que ingressa no curso são constatadas pelos docentes, no processo de ensino e aprendizagem, e relatadas frequentemente nas reuniões de colegiado. Estas deficiências são conseqüências da precária formação básica recebida nas escolas da rede pública local. Realidade que pode ser comprovada pelos dados do IDEB, que do Estado do Tocantins, têm ficado entre os mais baixos do país. A rede pública de ensino local A cidade de Tocantinópolis tem três escolas que oferecem o Ensino Médio, sendo estas da rede Estadual: Escola Estadual Dom Orione, Escola Estadual Dep. Darcy Marinho e Escola Estadual Padrão. A escola Estadual Dom Orione tem nove (9) turmas de Ensino Médio, sendo quatro turmas no matutino e cinco (5) turmas no noturno; a escola Estadual Darcy Marinho possui dez turmas no matutino, 8 turmas no vespertino e 6 turmas do noturno e a escola Estadual Padrão tem onze (11) turmas de Ensino Médio sendo quatro (4) matutino e sete (7) do noturno. O IDEB da Rede Estadual em 2005 foi de 2,9, em 2007 de 3,1 e 2009 de 3,3 o que reflete uma baixa qualidade de ensino, posto que a melhora no índice não foi qualitativa, inclusive não atingiu a projeção estabelecida pelo Ministério da Educação. Os dados do Enem de 2009 são os demonstrados na tabela abaixo: ENEM 2009 Participantes Média nas objetivas Participantes na Redação Média Total Darcy Marinho – 99 436,88 98 455,97 Dom Orione – 87 508,37 87 568,27 Padrão - 22 401,33 21 425,10 A partir dos resultados apresentados no ENEM e no IDEB a escola com índice mais baixo é a Escola Estadual Padrão. Esta escola está situada na periferia da cidade, tem alto índice de violência, boa parte dos pais dos alunos são analfabetos, desempregados ou exercendo trabalho informal e os lares são chefiados, principalmente, pelas mulheres. Portanto, entre as três escolas existentes no município, entende-se que a Escola Padrão é a que mais necessita de projetos que visem à melhoria da qualidade do ensino público. Proposta de trabalho Ações conjuntas entre a Universidade e a Escola da rede pública possibilitam um maior envolvimento por parte dos futuros licenciados, contribuindo para a sua formação e possibilitando a melhoria da qualidade do ensino, além de incluir professores e alunos da rede Estadual de ensino que participam como sujeitos da educação e da formação de professores. Desde a aprovação da sociologia no Ensino Médio, e sua obrigatoriedade (2008), muitos debates têm ocorrido com profissionais da área das diversas Universidades do país. Esses fomentam a discussão sobre o que ensinar na disciplina de Sociologia; quais as metodologias do ensino da Sociologia; quais materiais didáticos utilizar, entre outras. Como disciplina recente na matriz curricular, muitas escolas não estão preparadas para oferecerem tal disciplina e ainda contam com a problemática de não existirem profissionais habilitados. Esta é uma realidade do Estado do Tocantins e, particularmente, de Tocantinópolis, pois no município não há professor licenciado em Ciências Sociais ou sociologia. De acordo com Selma Garrido Pimenta (2002), o professor deve participar ativamente do projeto político-pedagógico do curso, bem como da proposta do programa da disciplina e ter conhecimento metodológico. Essas ações, quase sempre, são elaboradas sem a participação do docente, o que o torna mero executor, implicando em baixa qualidade de ensino. Assim, temos como proposta inserir os alunos de graduação e os professores da rede pública estadual nestas discussões, tendo como intuito a melhoria da qualidade do ensino. Desta forma, o presente subprojeto tem os seguintes objetivos: 1. Incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública, em especial a formação do professor em Sociologia no Ensino Médio; 2. Incentivar os graduandos em Ciências Sociais a optarem pela carreira docente; 3. Realizar ações conjuntas entre Universidade e Educação Básica, com o intuito de possibilitar a melhoria do ensino público; 4. Discutir a inserção da Sociologia no Ensino Médio, elaborar programas da disciplina de Sociologia, avaliar os materiais didáticos, elaborar materiais didáticos e textos de apoio ao professor, avaliar e propor metodologias de ensino. Os objetivos acima contemplam os objetivos do PIBID que são: § incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública; § valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; § estimular a integração da Educação Superior com a Educação Básica de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública; § elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nas licenciaturas das instituições federais de educação superior; § fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação; § valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; § incentivar escolas públicas de educação básica, tornando-as protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores. Atuação dos Alunos Bolsistas: Os alunos bolsistas participarão ativamente de todas as etapas do subprojeto, realizando encontros com a coordenadora e com o professor supervisor. Participarão como sujeitos atuantes das oficinas que serão realizadas na Escola Pública Estadual Padrão, portanto, a sua atuação consistem em:
FORMAS DE SELEÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS O processo de seleção dos bolsistas dar-se-á de acordo com as normas estabelecidas pelo Edital PIBID, contendo os seguintes critérios: a. ser brasileiro ou possuir visto permanente no País; b. estar regularmente matriculado no curso de licenciatura em Ciências Sociais; c. ter disponibilidade de no mínimo 30hs mensais para o desenvolvimento das atividades previstas; d. estar em dia com as obrigações eleitorais; e. ter sido aprovado nas disciplinas de Sociologia I e II, Antropologia I e II e Ciência Política I e II. ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS BOLSISTAS A coordenadora do projeto fará reuniões semanais com os bolsistas para a elaboração das atividades a serem desenvolvidas; acompanhará os alunos bolsistas na escola da rede pública e nas atividades realizadas na Universidade. AVALIAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS Os alunos bolsistas serão avaliados com base nos seguintes critérios: a. desempenho nas atividades propostas; b. assiduidade; c. cumprimento das ações propostas; d. relatórios mensais. FORMAS DE SELEÇÃO DO SUPERVISOR O processo de seleção do supervisor dar-se-á de acordo com as normas estabelecidas pelo Edital PIBID, contendo os seguintes critérios: I. Ser profissional do magistério da Educação Básica, em efetivo exercício, na rede pública; II. Estar em exercício há pelo menos dois anos na escola vinculada ao projeto PIBID, preferencialmente com prática efetiva de sala de aula; III. Ministrar a disciplina de Sociologia ou áreas afins. AVALIAÇÃO DO SUPERVISOR As atividades dos supervisores serão avaliadas observando-se os seguintes critérios: a. Assiduidade; b. Participação em reuniões; c. Apresentação de relatórios parciais. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA O desenvolvimento da proposta será avaliado constantemente pela coordenadora de área e pelos participantes do projeto. Além disso, efetuaremos os relatórios parciais e finais que são exigidos pela CAPES. | |
4. Descrição das Escolas de Educação Básica (enumerar todas as participantes deste subprojeto) | Número de alunos do Ensino Médio |
Escola Estadual Padrão | 361 alunos |
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IDEB de 2009 3.1 | |
ENEM 425,10 | |
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5. Metodologia | |
As oficinas de leitura e análise dos Parâmetros Curriculares serão realizadas por meio de reuniões na universidade e na escola nos seis primeiros meses da vigência do projeto. O levantamento de materiais didáticos será realizado pelos discentes bolsistas nos sites das secretarias de educação, bibliotecas e livrarias. Compilados os materiais, o coordenador, em conjunto com a equipe do projeto, selecionará os materiais, não disponíveis eletronicamente, que serão adquiridos para avaliação. O relatório da avaliação será produzido pela equipe e disponibilizado no blog. O levantamento de metodologias de ensino será realizado pelos discentes bolsistas em blogs e sites dedicados ao ensino de sociologia, artigos científicos e nos materiais didáticos disponíveis eletronicamente e adquiridos pelo projeto. Compiladas as metodologias de ensino, um relatório de avaliação será produzido pela equipe e disponibilizado no blog. A formulação de metodologias de ensino será realizada por meio de oficinas com discentes e docentes da universidade e escola. A proposta de programa de disciplina será formulada em oficinas com discentes e docentes da universidade e escola. Formulada a proposta esta será enviada à SEDUC. A pesquisa do processo de adoção de material será realizada pelos discentes bolsistas junto à SEDUC. Os textos auxiliares de sociologia serão destinados ao apoio didático e seu conteúdo será orientado pelas discussões dos PCNs, materiais didáticos e metodologias de ensino em sociologia. Os textos conterão uma parte teórica, a sugestão de bibliografia e metodológica. A formulação dos textos será realizada pelos discentes bolsistas sob orientação do supervisor e do coordenador. Os textos, à medida que forem produzidos, serão disponibilizados no site. |
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